sexta-feira, 24 de junho de 2016

A LISTA NEGRA - Jennifer Brown


 Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

 Antes de vocês lerem a resenha deste livro, preciso que vocês saibam que ele é lindo demais, a estética dele é perfeita, o acabamento, a textura e a formatação dele da gostar de ter esse livro e ler-lo sem parar.

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?

A autora Jennifer Brown, nós apresenta  Valerie Leftman, uma estudante do ensino médio. Ela é mais uma vitima do desprezível Bullying, que muitas crianças, adolescentes e jovens sofrem no período escolar. E todos os dias Valerie sofre com os abusos dos colegas.

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

Como todas as pessoas que sofrem Bullying, tem a dificuldade de desabafa ou compartilhar a situação vivida, a jovens Valorie Leftman, faz uma lista com os nomes de todas aqueles pessoas que causam sofrimento constante na vida dela. dai surge A Lista Negra.

O namorado de Valorie, também tem seus dias aterrorizados, pois, é uma das vitimas do Bullying. Nick Level é a única pessoa que conhece a lista feita pela sua namorada Valorie. Com a intenção de aliviar os traumas sofridos e as angústias permanentes, Valorie coloca na lista tudo o que a incomoda, o que detesta, o que a faz sofrer e também os nomes de alguns causadores destas situações. Pois, devido a situação vivida por ambos Nick junto com a sua namorada Valorie completam a lista negra no caderno vermelho.Além dos abusos sofridos na escola Valorie, também sofre abusos com sua família   ( sim sofremos bullying na nossa casa). A mãe dela fala mal e reclama diariamente com o jeito dela se maquiar e se vestir. Valorie tem os pais separados e por isso ela mora com a mãe, sendo que a convivência entre as duas não é de um clima harmonioso, muito pelo contrário e muito conturbado. 

Em mais um dia de aula e também de sofrimento, no segundo dia do mês de maio Valorie chega furiosa e encontra seu namorado Nick e desabafa com ele. Falando que o seu MP3 foi quebrado pelo Christy, que fez isso por nada. Isso foi o estopim para Nick, estava cheio de sofre e ver a sua namorada também passar pela mesma cituação. Ele diz para sua amada “2 de maio, o meu dia...”  
Como todas as manhãs Valorie e Nick comem juntos na cantina, mas nesse dia foi diferente, Valorie ficou esperando o seu namorado, mais quando ele entrou na cantina, não foi para se alimentar e sim para matar, sim turma ele chegou na cantina com uma arma e saiu atirando tentando matar todos aqueles que estavam com o nome na lista negra no caderno vermelho. Quando percebe o que seu namorado estar fazendo ela tenta impedi-lo, mas acaba sendo atingida na perna. Ao ver que atingiu a sua amada Nick entra em desespero e depois de matar muita gente atira em si mesmo. 

Após o massacre, a autora descreve a recuperação de Valorie, após o trauma sofrido no dia 2 de maio com ela e toda a escola. Após o ocorrido ela tenta compreender tudo o que aconteceu naquele dia. Precisando refazer a sua AVD’s (atividades de vida diárias) e com a ajuda do doutor Hieler, Valorie enfrentara a desconfiança e o desprezo de todos, principalmente de sua família. O doutor é um homem muito cortes e simpático que ajudará muito Valorie com essa situação. 

Valorie precisa voltar para escola, pois tem que terminar o ensino médio. Não será nada fácil, pois todos os alunos descobriram sobre a lista negra feita por ela e seu ex/felecido namorado. Essa situação será muito constrangedora para Valorie. Após algum tempo, ela vai entendendo e refletindo sobre tudo o que aconteceu. 

E com os dias passando Valorie, vai levando suas AVD’s normalmente aos poucos e perceberá que algumas coisas mudaram na escola. E com isso ela vai refletindo a sua vida e os acontecimento. 

Não vou contar detalhe do final, pois é surpreendente, e vocês terão que descobrir.

Quero parabenizar a Editora Gutenberg por essa linda edição.


Obrigado pela visita.
Um xero pra você.
Armando/ Oxenteliterario



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Oxente Literário . voltar ao topo